Contábil

A Contabilidade deve estar mantida em dia e todos os movimentos contábeis e financeiros devem mostrar os impactos nas demonstrações.

Os relatórios gerenciais contábeis servem de monitoramento para o gestor porque, a partir deles, podemos visualizar a situação orçamentária e implementar planejamentos compatíveis com a realidade da companhia.

Vejamos, o demonstrativo do resultado do exercício (DRE) permite medir a lucratividade da empresa, ampliando a percepção sobre as movimentações (entradas, saídas, contas a pagar, contas a receber) de determinado período. Assim, temos a oportunidade de projetar melhor as receitas, as despesas e os investimentos.

O balanço patrimonial revela a situação do patrimônio financeiro. Inclusive, ele é obrigatório para as empresas e a sociedade como um todo. Nele são relatados os seguintes itens:

PASSIVOS: OBRIGAÇÕES E EXIGÊNCIAS;

ATIVOS: BENEFÍCIOS EXTRAS E BENS DA EMPRESA;

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: DIFERENÇA ENTRE ATIVOS E PASSIVOS.

Nesse rol de informações também incluímos o planejamento x valor real, que nos dá a noção do balanço sobre a valor projetado versus a verba disponível no caixa. Ou seja, o gestor pode se prevenir, inclusive, de possíveis endividamentos.